Cidade Amuralhada, o coração de Cartagena das Índias

Cidade amuralhada, ou cidade murada, é o centro histórico e o coração de Cartagena, na Colômbia. Casarões coloniais, ruelas colorias e sacadas cobertas por flores, descubra as belezas da região mais apaixonante de Cartagena.

Cartagena é uma cidade charmosa, apaixonante e que conquista os viajantes nos pequenos detalhes. Seu centro histórico, a tão famosa Ciudad Amurallada, é o local perfeito para iniciar sua viagem.

Uma região cativante, com casarões antigos, ruas coloridas, muitos restaurantes, bares e flores, que caem das sacadas e completam o cenário de uma das cidades mais lindas que já visitei.

Cartagena: descobrindo a cidade murada

O centro histórico de Cartagena é onde você vai encontrar o lado mais charmoso da cidade e vai descobrir lugares importantes que marcaram a sua história.

Portão do Relógio, Cartagena
Portão do Relógio, entrada principal da cidade murada

Fundada em 1533, Cartagena foi um importante porto comercial, o que a tornou desde o início muito visada por piratas e estrangeiros que queriam toma-lá.

Para evitar invasões, o Rei Filipe II ordenou a construção de uma grande muralha ao redor do que hoje conhecemos como cidade murada de Cartagena.

Muralha Cartagena, Colômbia

A construção da muralha durou cerca de 200 anos. Com ela também foi construído o famoso Castelo de San Felipe de Barajas, que recebeu esse nome em homenagem ao rei espanhol Felipe IV.

Uma parte da muralha de Cartagena foi destruída ao longo do tempo, mas ainda hoje é possível caminhar ao longo dos 11 quilômetros que permanecem bem conservados.

Muralha Cartagena, Colômbia

Muralha Cartagena, Colômbia

Aproveitar o final da tarde parar andar sem pressa pela muralha é um programa imperdível para o seu roteiro. De um lado as cores vibrantes da cidade antiga, do outro o mar do Caribe e, ao fundo, contrastando com a paisagem, as modernas construções de Bocagrande, o bairro moderno de Cartagena.

Os bairros da cidade murada de Cartagena

Passear pelas estreitas ruelas da cidade murada e observar os grandes casarões coloniais é como uma viagem no tempo. A arquitetura, que reflete os traços vindos da Espanha, é muito bem preservada e torna Cartagena um destino único.

Casarões coloniais, Cartagena - Colômbia

O centro antigo é formado por quatro pequenos bairros: o Centro, San Diego, Matuna e Getsemani, cada um refletindo de forma única um período da história de Cartagena.

Para não deixar esse post com muita informação, eu vou comentar sobre os pontos principais de cada bairro nos próximos posts. Também vai ter um roteiro bem detalhado pela cidade e muitas outras dicas.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre Cartagena.

Os casarões coloniais de Cartagena

Mais do que apenas embelezar a cidade, os casarões escondem símbolos que podem revelar segredos antigos da cidade.

As sacadas dos casarões, por exemplo, nos mostram o poder financeiro da família que viveu ali – quanto maior e mais imponente a sacada, mais rica era a família.

As portas antigas também revelam curiosidades do passado. O tamanho, assim como as sacadas, mostrava o poder financeiro da família, já a aldraba, usada para tocar na porta, revelava a ligação que a família pertencia.

As aldrabas de Cartagena

Se na porta da casa você encontrar uma aldraba contendo uma cruz, isso significa que a família que ali viveu tinha ligação com a igreja. Caso a aldraba contenha uma iguana, ela representa uma ligação com a casa real espanhola.

Se o símbolo for algum animal marinho, a casa pertencia a algum comerciante ligado ao comércio pelo mar. E, por fim, se encontrar um leão, a família tinha uma ligação com a classe militar.

As aldrabas de Cartagena
Aldraba de peixe, família ligada ao mercado marítimo

Infelizmente nem todas as portas de Cartagena permanecem com suas aldrabas originais, então é interessante procurar na faixada alguma referência sobre a história da casa – nas mais importantes você vai encontrar quadros informativos.

As lendas de Cartegena

Para fechar esse post, não posso deixar de comentar sobre algumas curiosidades que descobri durante a viagem por Cartagena. Na verdade são lendas, mas que sempre deixam os lugares ainda mais interessantes.

Se você reparar no telhados dos antigos casarões, verá que alguns deles tem uma telha pontuda no canto. Diz a lenda que essas telhas eram para afastar as bruxas da cidade, já que elas poderiam se espetar ali quando voassem em suas vassouras – realmente é possível até imaginar a cena.

Em algumas portas você também vai ver alguns pontos de ferro pregados – estes também seriam para espantar as bruxas ou proteger a casa de coisas ruins. Verdade ou não, eu sempre gosto de ouvir essas histórias antigas.

Onde se hospedar na cidade murada de Cartagena

Como você pôde ver, a cidade murada é o coração histórico de Cartagena. É, sem dúvidas, o melhor lugar para você se hospedar e curtir a cidade.

Centro Histórico, Cartagena

Nos bairros da cidade murada você vai encontrar de hostels a hotéis de luxo – existem opções para todos os bolsos.

Eu testei 3 hospedagens na cidade: um hostel, um hotel intermediário e um hotel de luxo. Os três foram ótimos e logo vou fazer o review detalhado de cada um.

Hostel

El Viajero | Veja o review | Faça sua reserva

 Hotel Intermediário

Hotel Casa Baluarte | Faça sua reserva

Hotel de luxo

Sofitel Santa Clara | Faça sua reserva

Eu sempre recomendo que você faça todas as suas reservas de hospedagem pelo Booking.com, um dos sistemas mais confiáveis do mundo. Além de conseguir o melhor preço e ter sua reserva com segurança, você ainda contribuí com o blog sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções e ofertas de hospedagem em Cartagena

Ainda vou compartilhar muito mais sobre Cartagena, espero que você tenha curtido o post e continue acompanhando o blog. Se tiver dúvidas ou dicas do que fazer em Cartagena, fique a vontade para deixar um comentário. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

4 Comments

  1. Maruh Arthur Rosa Dias

    Eu e minha mulher ficamos encantados com Cartagena. Linda cidade praiana do caribe colombiano e cheia de coisas lindas para se ver. Hotéis muito confortáveis no Bairro Bocagrande, o mais animado da cidade. Restaurantes muito bons e luxuosos, tanto na cidade murada como na parte moderna. Come-se muito bem em Cartagena. Bons e imperdíveis passeios às ilhas. Não deixar de conhecer o agito da Plaza Santo Domingo à noite e saborear lá mesmo um ceviche de camarão ou de lagostim com um suco de lulo. Compre para sua mulher um anel de “esmeralda” com garantia no Museo de la Esmeralda. O City Tour da cidade é obrigatório.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maruh!!! Valeuuu as dicas!! Sempre bom receber comentários e dicas de outros viajantes para enriquecer o conteúdo… obrigado mesmo!!!

      Reply
  2. Wagner

    Fui com um amigo para Cartagena, porem antes ficamos em Santa Marta que valeu muuito a pena…apesar de Santa Marta não ser tao requisitada quanto as mais famosas….Quero voltar em breve pra Carta..
    Vlwww

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Wagner!! Tudo tranquilo!?! Ahh eu também quero muito voltar.. me apaixonei por essa cidade!!

      Grande abraço amigo!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *