Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina

Principal cartão postal e um dos passeios imperdíveis da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio foi a atração que encerrou a primeira etapa da viagem pela Bahia.

Nessa altura da viagem, eu já tinha me convencido de que a Chapada Diamantina era um lugar mais do que especial. Nos dias anteriores, tive o privilégio de conhecer lugares incríveis, dentre cachoeiras, grutas e piscinas naturaislugares diferentes, únicos e que marcaram cada dia de uma forma singular.

Veja aqui tudo que já publiquei sobre a Chapada Diamantina

Depois de muitas aventuras, eu estava prestes a encerrar a primeira etapa da minha viagem pela Chapada Diamantina. O dia começou com a visita na Gruta Lapa Doce, uma das maiores e mais impressionantes do Brasil, e também com a visita na Pratinha e Gruta Azul.

Para fechar o dia, deixamos para curtir o pôr do sol no principal cartão postal da chapada….

O Morro do Pai Inácio

Considerado um dos passeios mais lindos e imperdíveis da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio nos possibilita uma vista deslumbrante da Chapada.

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

A subida, um pouco íngreme, dura cerca de 20 minutos – não chega a ser difícil, mas requer atenção para evitar acidentes. Lá no alto, chegamos a uma altitude de 1.120 metros e temos uma visão de 360º da Chapada que é realmente de perder o fôlego.

Confesso que subimos um pouco desapontados, já que o tempo estava virando rápido e nosso pôr do sol estava prestes a ir para o beleléu.

Quando chegamos lá no alto, a vista foi realmente de impressionar: de um lado a paisagem estava linda… com nuvens e raios de sol tornando o cenário ainda mais extraordinário.

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Porém, quando olhávamos para a direção oposta, só conseguíamos ver uma tempestade se aproximando – e bem rápido!

O vento começou a ficar cada vez mais forte lá no alto e era possível ver nitidamente a tempestade chegando. Com isso, nosso tempo lá no topo foi bem curto e corremos para tentar escapar – o que não adiantou!

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Antes mesmo de começar a descida, a chuva nos pegou com tudo – nem consigo lembrar da última vez que peguei uma chuva tão forte…. era muito vento e muuuuita água!!

Seguimos descendo com muito cuidado, já que as pedras molhadas se tornam escorregadias. Eu usei uma capa para proteger a mochila, que era o que mais me preocupava… e segui a descida concentrado.

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Quando finalmente terminamos a descida, a chuva também passou. Foi como um banho de batizado…. apenas para sentir a força da natureza tocar nossa pele e brindar por dias tão especiais.

Posso não ter visto o pôr do sol mais lindo e colorido lá no alto, mas foi um banho de chuva para ninguém botar defeito

A Lenda do Morro do Pai Inácio

Não dá pra falar no principal ponto turístico da Chapada Diamantina sem falar na lenda que existe por trás dele. Bom, reza a lenda que um escravo da região, conhecido como Pai Inácio, namorava a filha de um coronel. Aquela clássica história de um amor proibido…

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

O romance foi descoberto e os capangas do coronel perseguiram o escravo até que ele foi encurralado no alto desse morro. Sem ter para onde fugir, Pai Inácio teria se jogado do morro com um guarda-chuva aberto…

Mais tarde, o escravo teria sido visto novamente… o que teria deixado todos surpresos. Segundo o guia, na verdade o Pai Inácio foi é muito esperto, pois pulou onde existia uma pedra mais baixa… se fosse realmente depender do guarda-chuva, não teria história para contar – espertinho ele hein!?!

Rumo ao Vale do Pati

E foi assim, com esse banho de chuva, que terminei minha primeira etapa da viagem pela Chapada Diamantina. O grupo que fiz os passeios nesse momento se dividiu… parte voltou para Lençóis, para depois seguir viagem para casa… e eu segui rumo ao Vale do Capão, onde começaria minha jornada pelo Vale do Pati.

A aventura maior ainda estava pela frente

Informações sobre o Morro do Pai Inácio

A visita ao Morro do Pai Inácio não é demorada ou de difícil acesso. Apesar de estar aberto das 9h às 18h, o melhor horário para o passeio é no final do dia.. para aproveitar o pôr do sol, se você der sorte!

Na entrada é necessário pagar uma pequena taxa (cerca de 10 reais). Caso vá com uma agência, normalmente esse valor já estará incluso no passeio.

Como chegar no Morro do Pai Inácio

O principal ponto de partida para visitar o Morro do Pai Inácio é a cidade de Lençóis, que fica a cerca de 26 km.

Para chegar lá basta pegar a BR-242 e ficar atento as indicações – o caminho é bem sinalizado e a entrada fica próxima da BR.

Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Dicas para o passeio

Como esse é um passeio curto, você facilmente vai incluir ele no seu roteiro junto com outros lugares. Uma boa alternativa é fazer ele no mesmo dia da Gruta Lapa Doce e Pratinha ou também casado com a Cachoeira do Mosquito e Poço do Diabo.

Dependendo da época do ano é importante levar um casaco para se abrigar lá no alto – e ter sempre uma capa de chuva. Vá com um calçado fechado para a sua segurança na subida e descida!

Vale ressaltar que o último horário permitido para subida é às 17h!

Onde se hospedar em Lençóis

Como comentei, a cidade de Lençóis é o principal ponto de partida para explorar boa parte dos atrativos da Chapada Diamantina.

Hotel Canto das Águas, Lençóis - Chapada Diamantina

A cidade é uma delícia e tem uma ótima estrutura para receber viajantes, com opções para todos os gostos e bolsos:

Encontre aqui os melhores hotéis de Lençóis.

Vale lembrar que ao fazer sua reserva por esses links do Booking, você contribui com o blog e não gasta nada a mais com isso

Agência para viajar pela Chapada Diamantina

Todos os meus passeios na Chapada Diamantina foram acompanhados de guias locais, o que tornou minha experiência ainda melhor – tanto em questão de tempo quanto de informações sobre os lugares.

Quem me acompanhou na viagem foi a agência Venturas, que faz um trabalho muito especial e reconhecido dentro da Chapada e também em outros destinos.

Hoje a Venturas é parceria do blog e oferece preços e condições especiais para os leitores. Se quiser trocar uma ideia com eles, basta entrar em contato e comentar que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, e que tem interesse em fazer os passeios com eles.

Acesse aqui o Site Oficial da Venturas

Tudo sobre a Chapada Diamantina

Hoje você já encontra muitas informações sobre a Chapada Diamantina aqui no blog. Lembrando que essa foi uma viagem viabilizada pela SBAmarca da qual me tornei Embaixador no Brasil e no Mundo!

A SBA tem um blog com várias dicas de viagens e destinos, vale a pena conferir!

Acesse aqui o blog da SBA! 

Veja aqui todos os posts sobre a Chapada Diamantina!

Se você tiver dúvidas ou sugestões para quem for visitar o Morro do Pai Inácio ou outros lugares da Chapada Diamantina, fique à vontade para comentar aqui no post!! Valeu!!!

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *